- Área: 640 m²
A Lifting House existia através de formas voluptuosas, paredes corpulentas e robustos pilares que apoiam a envoltória da casa. Falsas chaminés coroavam este monumento por sua ridícula grandeza, sua irracionalidade e sua não arquitetura. Localizada no centro do lote, desproteguida dos ventos de areia de Guincho, a casa ignorava as perspectivas para o mar e para as colinas de Sintra.
As mudanças nesta casa se deram através de um processo de projeto diferente, com um nível de dificuldade cada vez mais elevado ao passo que o tempo se reduzia. Foi uma operação curiosa. Iniciou-se com um levantamento e terminou com a reconstrução de todo o volume. O acaso foi tirado de cena e os excessos da casa foram removidos; quando chegamos ao esqueleto, este já estava comprometido pela osteoporose.
Apegando-se ao fantasma da estrutura original e com o projeto já quase aprovado, o processo de construção reflete a complexidade da situação.
A implantação em "L" foi mantida e a casa ganhou força com um novo entorno: uma grande parede "perfurada" composta por chapas de concreto protege a casa sem isolá-la do mundo. Através de tal parede, podemos analisar de perto as demais áreas de lote e a imponente massa das colinas de Sintra. Esta parede constitui a imagem da casa - especialmente à noite, quando o mosáico de luz e sombra compõe uma superfície muito interessante.
Os anexos existentes - dois edifícios de garagem, despensa e guarita - de passagem obrigatória quando se chega na casa, se dissolvem no jardim.